segunda-feira, 10 de maio de 2010

Cuidado com o waala

Como começou eu não sei. Provavelmente, o desavisado funcionário de nossa empresa aceitou o serviço sem saber exatamente o que acontecia. E eis que começou a sacanagem. Trata-se de um serviço de assinatura chamado “waala” (http://www.waala.com.br/), que disponibiliza toques de celulares para download, sendo que, espertamente, o site comunica a criação de novos toques via mensagem de texto, por R$ 0,31 + impostos. O início do serviço é disponibilizado mediante uma mensagem enviada para o celular, em que a pessoa, iludida por um texto qualquer, acaba confirmando que quer receber o serviço. A partir daí, são três mensagens via celular por dia, cobrados ao final do mês em conta telefônica de uma operadora de celular (no caso da empresa onde trabalho, a TIM). O problema ocorre quando se tenta cancelar o serviço. O site informa para mandar via sms a palavra SAIR para 22922. Entretanto, você não obtém resposta alguma e as mensagens continuam sendo enviadas. A outra alternativa que o site dá é mandar uma mensagem via email. Aí a má-fé é flagrante. No campo para escolher o assunto do email, existe a frase pronta “como cancelar”. Entretanto, quando você envia o email e aparece a confirmação na tela, mesmo você tendo escolhido a frase correta, o assunto muda automaticamente para “Gostaria de sugerir um toque”. Para piorar, a empresa responda o email com “responderemos sua mensagem assim que possível”. Posteriormente, como é praxe com os serviços telefônicos, é uma briga para cancelar o serviço e reaver os valores debitados pela operadora. Falando com a atendente da TIM, ela sugeriu que alguém autorizou o envio, por isso veio a cobrança. Dois pesos, duas medidas. Quando você quer um serviço ou efetuar uma reclamação, por exemplo, se não for o gestor (no caso de pessoa jurídica) que estiver no telefone, sem chances.Ou seja, para o ônus qualquer um, para o bônus somente o gestor. Consultando a internet (Google) percebe-se que muita gente enfrenta o mesmo problema. Foi somente com a gentil afirmação de que trocaríamos de operadora que obtive êxito, com a promessa de bloqueio das mensagens e devolução em dobro dos valores pagos (e viva a portabilidade). Não satisfeito, comuniquei o fato ao Ministério Público (Proteção ao Consumidor), mediante email, na esperança de contribuir de alguma forma com o fim de mais uma malandragem, entre tantas que lesam milhares de consumidores brasileiros.






A imagem acima mostra o momento que deveria ser o da confirmação do pedido de cancelamento. Mas infelizmente, a frase que aparece é "Gostaria de sugerir um toque". Ao lado, momentos antes de enviar, a frase que aparece é "Como cancelar". Se quiser conferir a malandragem pessoalmente, entre no site e faça você mesmo. Pura "mágica"!

2 comentários:

Anônimo disse...

Ai Everson, acho que vc não conseguiu resolver o problema com o Waala porque vc é quase advogado, quase Dj, quase gerente de loja, e quase "ninguém"...
vai ser alguém!....bay..

Everson disse...

Obrigado pessoa, eu tb te amo!